13/02/2017
Ocorreu no último sábado, na Rua Coberta do centro de Rolante, o 1º sábado de gratidão e solidariedade, que reuniu diversas entidades em prol da comunidade atingida pela enxurrada do dia 05 de janeiro. O evento teve duração das 10h às 15h, e mesmo com uma chuva fina que caia durante o mesmo, a população pôde contar com atendimento de entidades como: Justiça Eleitoral, Cartório, SESC, Câmara de Vereadores, Secretárias Municipais, entre outras.
Em seu discurso, o senhor Prefeito disse que todos os anos buscarão fazer esse evento, nesse período do ano, para recordar o ocorrido, pois Rolante está numa área de risco, onde os dois rios cruzam a cidade e deve ser feito um trabalho de prevenção para o bem do povo rolantense. O Prefeito Dirão agradeceu aos meios de comunicação pela divulgação do evento no dia de hoje, bem como no eficiente trabalho realizado durante os dias que se sucederam a enchente, comunicando sobre a situação dos rios e sobre as casas atingidas.
A Diretora de Cultura, Joyce Reis explicou o significado da lembrancinha que foi entregue a todos os envolvidos na enxurrada que atingiu nosso município, onde os mesmos tiveram papel importante na recuperação da cidade. Falou que é uma forma simples de agradecer aqueles que trabalharam e se solidarizaram por nossa cidade. A lembrancinha era constituída por três cascalhos dos rios de Rolante, que continham uma escrita em cada uma com as palavras DOAÇÃO, GRATIDÃO e VIDA; sendo que havia ainda uma mensagem com a seguinte frase: “A força de um rio é também a força de um povo”. Simbolizando assim toda a solidariedade que se estabeleceu em Rolante, após o incidente. Após as devidas explicações, a lembrança foi entregue a um dos agricultores presentes no evento, simbolizando assim a entrega a todos os agricultores do município atingidos pelas águas e também, a diversas entidades presentes.
O evento ainda contou com a participação da Câmara de Vereadores que, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, estava realizando o cadastro de protocolos de diversos atendimentos que eram encaminhados diretamente para a Secretaria responsável, para assim tornar o processo mais ágil e executar as solicitações dos moradores.